147 Visualizações |  Curtir

10 Dicas Para Acabar Com Desconfortos no Nosso Corpo

Nem sempre temos controle de todas as funções do nosso corpo. Alguns fenômenos naturais nos pegam de surpresa de vez em quando, e justamente em momentos inadequados, causando um desconforto físico e até mesmo social. Por exemplo: o que fazer quando surge aquele riso súbito justamente numa reunião, ou os soluços incontroláveis? Isso sem falar no ronco que nos deixa envergonhados quando vamos dormir na casa de alguém. Mas não se preocupe: selecionamos aqui 10 dicas que vão te ajudar a ter controle de tudo isso. Confira. 

 10 Dicas para evitar desconfortos como soluços, ronco e náuseas

1. Acabe com a dor de cabeça 

É impossível fazer nossas tarefas quando aquela dor de cabeça está persistente. Para se livrar dela, coloque suas mãos na água fria por alguns minutos e tente mantê-las o máximo que puder. Se ficar frio demais para você, retire-as da água e então seque com uma toalha até sentir uma leve sensação de queimação na pele, e logo vai perceber como a sua dor de cabeça some milagrosamente. Este método é chamado de “terapia fria”, e está baseado no fato de que o estresse causado pelas flutuações da temperatura no corpo aumenta a pressão arterial. Dessa forma, as veias se expandem e alivia incômodos físicos, como dor de cabeça. No entanto, esse método não deve ser usado para pessoas com problemas cardíacos ou qualquer outro tipo de enfermidade nos vasos sanguíneos. 

2. Controle a risada 
Aquele antigo ditado de que ‘rir é o melhor remédio’ é verdadeiro. A ciência e a medicina já comprovaram isso, inclusive. No entanto, nem sempre podemos controlar nossas risadas, e às vezes começamos a rir em momentos completamente inapropriados, e isso pode te causar um desconforto muito grande. Imagine rir em uma reunião de trabalho? Se você sentir que isso vai acontecer e a risada está prestes a sair, tente se beliscar ou morder sua língua (mas sem força) em ambos os lados da boca para que seus lábios tenham dificuldade em se mover para rir na hora errada.

10 Dicas para evitar desconfortos como soluços, ronco e náuseas

3. Pare o ronco 
O ronco é um problema que atinge milhões de pessoas em todo o mundo, e é muito difícil dormir com um parceiro que ronca. Hoje, existem diversos tipos de tratamentos para acabar com o ronco, mas há um método muito fácil que você pode testar antes de procurar um especialista. Tudo o que você precisa fazer é tentar não dormir de barriga para cima, e sim de lado, preferencialmente do lado esquerdo. A explicação é simples: dormir de barriga para cima faz com que a língua caia de volta à garganta, bloqueando parcialmente a via aérea. Dormir de lado evita que isso acontece e pode evitar o ronco. 

4. Aliviar a azia 
Acordar no meo da noite com azia é o mesmo que ter um pesadelo, pois pode arruinar toda a nossa noite de sono! A azia é um fenômeno muito comum, que ocorre não só por causa de algo que comemos, mas também por causa da posição que dormimos. Especialistas descobriram que dormir do lado direito do corpo aumenta significativamente as chances de refluxo, que causa o desenvolvimento de azia. Portanto, tudo o que você precisa fazer para se livrar desse problema e evitar a azia é dormir do lado esquerdo, o que pode reduzir a chance de azia e até mesmo outros problemas digestivos.

10 Dicas para evitar desconfortos como soluços, ronco e náuseas

5. Livrar-se da acne 
A acne, aquelas pequenas espinhas avermelhadas que surgem na pele e especialmente no rosto, é um problema muito comum para os adolescentes, mas também para alguns adultos. Muitos acreditam que isso pode ser resolvido tomando banhos quentes, mas na verdade o que resolve é justamente o contrário – os banhos frios são a solução mais eficaz, porque a água fria ajuda a fechar os poros, e ainda ajuda muito mais na nutrição da pele. Se você não tem coragem de tomar uma chuveirada fria, então tome seu banho quentinho e deixe para lavar o rosto por último com água fria. 
 
6. Pare de chorar 
Mencionamos anteriormente neste artigo que rir faz muito bem à saúde. Já o choro é uma reação emocional necessária que nos liberta de muitas emoções que estão acumuladas dentro de nós. No entanto, chorar em situações que não são adequadas, ou até mesmo um choro prolongado pode ser desconfortável para quem está perto de nós. Se você sentir que está prestes a chorar e quer interromper isso antes que as lágrimas comecem a cair, tente abrir os olhos e evite piscar o máximo que puder até sentir que o choro não vai vir. Enquanto seus olhos estiverem bem abertos, evite mexer a cabeça. 

10 Dicas para evitar desconfortos como soluços, ronco e náuseas

7. Aliviar dores em geral 
Você já pisou em algum brinquedo das crianças ou bateu o dedinho do pé na mesa? Isso causa uma dor aguda imediata e que não há nada a ser feito até esperar passar, mas a dor pode se prolongar. No entanto, você vai se surpreender mesmo com esse método que inclusive foi cientificamente comprovado. Se isso acontecer, basta falar alguma maldição. Em um estudo, os pesquisadores pediram aos participantes que mergulhassem as mãos em água bem gelada pelo maior tempo possível. Verificou-se que aqueles que expressaram seu sofrimento diversas vezes foram os que mais suportaram manter as mãos dentro da água gelada. 

8. Acabar com a vertigem 
Quando temos vertigem, surge a sensação de que tudo está girando ao redor, mesmo que fiquemos parados. E isso ainda pode vir acompanhado de náuseas, vômitos, transpiração ou dificuldade para se locomover.  Para aliviar esse sintoma ou até mesmo acabar com a vertigem, feche os olhos e coloque as pontas dos dedos nos ouvidos, e mova-os para cima, para a frente e para baixo. Esse movimento constante ajuda a regular a pressão intracraniana na cabeça, acabando com essa desagradável sensação de vertigem.

10 Dicas para evitar desconfortos como soluços, ronco e náuseas

9. Parar o soluço 
O soluço é um dos fenômenos naturais mais desconfortáveis que existem e podem surgir do nada.  Esses pequenos movimentos no estômago, que produzem sons incontroláveis que saem da boca, podem ser persistentes, mesmo usando métodos tradicionais que já conhecemos, como prender a respiração ou beber um copo d’água. Neste caso, uma ótima solução é adoçar sua vida: basta engolir uma colher de chá de açúcar isso vai parar o soluço rapidamente. Os grãos de açúcar regulam e acalmam os impulsos nervosos que causam convulsões e cólicas, os mesmos que levam ao surgimento do soluço. 

10. Aliviar a náusea 
A náusea também é um grande desconforto que pode ser persistente e durar o dia todo. Existem diversos métodos para acabar com esse problema, mas achamos um que é particularmente eficaz. Quando a náusea surgir, pressione um ponto na parte interna do braço a 2,5 centímetros da extremidade inferior da mão. Massageie esse ponto por dois minutos, e você vai sentir um alívio em alguns minutos.

TudoPorEmail