186 Visualizações |  Curtir

22 Pequenas Grandes Dicas Para Sermos Felizes

 Na vida, passamos alguns momentos delicados que podem exigir muita energia e disposição, o que pode nos deixar tristes e deprimidos. Por isso, o autor Andy Cope, que também é um ávido pesquisador sobre a felicidade, nos mostra que ser feliz depende de nós, mesmo em momentos mais árduos. Ele nos mostra isso nessas 22 dicas muito simples, mas altamente eficazes. 

 

22 dicas para o dia a dia que vão te deixar mais feliz

1. As segundas-feiras não precisam ser ruins: muitos de nós temos a noção de que as segundas-feiras são ruins e as sextas-feiras são boas. Porém, veja este cálculo: o tempo médio de nossas vidas é de 4 mil semanas, e um sétimo da vida é vivenciado em uma segunda-feira. Por isso, tente inverter o que você pensa: a cada sexta-feira, você está a uma semana mais perto da morte, enquanto a segunda-feira é uma oportunidade de causar um impacto positivo no universo. 

2. Recicle sua gaveta de roupas íntimas: Isso pode soar um pouco bobo, mas o objetivo é atualizar suas roupas íntimas para que cada item possa ser usado em uma ‘ocasião especial’. Ao fazê-lo, todos os dias serão especiais. 

3. Não tenha medo de abraçar os outros: o abraço médio dura 2,1 segundos, mas, para que as endorfinas atuem no organismo, o ideal é que o abraço dure sete segundos ou mais. 

4. Pratique o princípio 10/5: Sorria para todos que estiverem a menos de três metros de você, faça contato visual e diga ‘olá’ a todos em um raio de 1,5 metro. 

5. Fale bem das pessoas pelas costas: Pense que, se um dia essa pessoa souber do que você falou, ela vai pensar coisas boas a seu respeito, causando um impacto positivo. 

6. Faça uma lista: Escreva uma lista de 10 coisas que você realmente aprecia, mas com coisas que sejam realmente certeiras e valham a pena – sua saúde e seus bons relacionamentos certamente estarão listados lá. 

7. Aprecie as pequenas coisas da vida: ser capaz de levantar da cama já é um grande presente. Todas as manhãs, agradeça que você não acorde com uma dor de dente e que seus rins estejam funcionando. Agradeça por estar bem e saudável. 

8. Liste seus 10 momentos mais felizes: Quando você realmente parar para escrever sua lista, perceberá que a maioria de seus momentos mais felizes são experiências, em vez de coisas que você adquiriu. Com isso em mente, faça questão de ter mais experiências.

22 dicas para o dia a dia que vão te deixar mais feliz

9. Pare de fazer a pergunta: como foi seu dia? Em vez disso, pergunte ao seu parceiro ou filhos: “qual foi o grande destaque do seu dia?”, e não se esqueça de ouvir com verdadeiro entusiasmo. 
10. Caminhe olhando sempre para a frente (nunca para o chão) e sorria: seu cérebro imediatamente pensará que você está feliz, então você se sentirá bem melhor. 
11. Mude o seu objetivo: Mude o seu estado de espírito. Deixe de lado o “passar a semana” ou “sobreviver até o próximo feriado”; em vez disso, diga “aproveitar a semana” ou “inspirar as pessoas”.

12. Liste seus cinco pontos fortes pessoais: esteja ciente de quais são seus pontos fortes e veja-os como oportunidades de melhorar a sua vida. Utilize-os com mais frequência! 

13. Preste atenção no princípio 90/10: isso significa que 10% da sua felicidade depende das coisas que acontecem com você, enquanto 90% depende de como você reage aos eventos da vida. Faça escolhas conscientes para estar sempre na positividade. 

14. Quando houver contratempos, pergunte a si mesmo: Em uma escala de 1 a 10, sendo que 10 é a morte, onde está o problema. Se isso que está passando é equivalente à morte, então vai se sentir mais triste. Se for menos de 10, então tenha em mente que pode superar isso. 

15. Desafie a sua crítica interior: a maioria das pessoas tem uma voz interna que é muito crítica. Quando essa sua voz interior lhe disser que você não serve para nada, discorde com firmeza e encontre uma voz interior positiva. 

22 dicas para o dia a dia que vão te deixar mais feliz

16. Passe mais tempo com amigos: E não estamos falando de amigos virtuais ou redes sociais. Encontre seus amigos mesmo, faça almoços, jantares, programas culturais etc. 
17. Pratique a regra dos 4 minutos: Dê o seu melhor nos primeiros 4 minutos em tudo: chegando ao trabalho, em uma reunião e até mesmo chegando em casa. Sentir-se bem e brilhante contagia a todos. 
18. Evitar a palavra ‘tentar’: Em vez de dizer ‘vou tentar perder algum peso’ ou ‘vou tentar ficar um pouco mais em forma’, opte por ‘vou perder peso’ ou ‘vou ficar mais em forma’. Aqui, valem as palavras de Yoda: “Faça ou não faça. A tentativa não existe”. 
19. A felicidade é maior do que você: lembre-se de que a felicidade tem um efeito cascata e atinge as pessoas a três graus de distância de você. 
20. Reveja situações: Considere as coisas por uma perspectiva diferente. Você pode se chatear com um problema na sua casa: telha quebrada que faz entrar água da chuva, um vazamento, uma rachadura na parede etc. Mude a perspectiva e pense: eu tenho uma casa. O mesmo vale para o carro, problemas no trabalho e outras coisas do dia a dia. 
21. Tenha interesse pelos outros, de verdade: faça perguntas sobre eles, e assim as pessoas vão te achar incrivelmente interessante. 
22. Use uma linguagem mais positiva do que negativa: A proporção precisa ser de cerca de 5 expressões positivas para cada negativa – se você perceber que as pessoas estão fazendo as coisas bem feitas, diga isso a elas.

TudoPorEmail