58 Visualizações |  Curtir

29/01,02,03,… Para Alavancar Nossa Língua Portuguesa !

Faz ou fazem: qual é o certo?

Antes de entender quais são as diferenças e em que momentos usar faz ou fazem, há de ser feita uma correção que pode ter passado despercebido ou encarado como certo: o “fazem” da frase anterior está errado.

Isso significa que “Fazem quantos anos…” está errado.

Faz ou fazem

Mas se você, ao ler esse artigo, perceber que falou tudo errado até hoje, não se preocupe. Afinal, essas conjugações pregam peças em você, cidadão comum, mas também em pessoas que não poderiam cometer esse erro: jornalistas, escritores e, em alguns casos, professores.

Essa confusão está presente no nosso cotidiano e sempre deixa um “ar” de dúvida logo após ser dito.

Grande parte dessa confusão está no fato do verbo “fazer” ser um verbo irregular, isto é, altera-se o radical do verbo de acordo com o tempo em que é conjugado.

Ser, estar e querer são alguns dos outros verbos irregulares que podem causar confusão na hora da conjugação e aplicação em uma frase.

Faz ou fazem qual é o certo

Faz

O verbo fazer, quando utilizado para dar ideia de tempo transcorrido, é impessoal.

Impessoal quer dizer que ele não tem sujeito com quem concordar e, consequentemente, deve ser empregado SEMPRE no singular.

Sendo assim, está errado conjugar o verbo de acordo com o plural “exigido” na oração.

Por isso, a primeira frase deste artigo está errada, já que o verbo está concordando com o plural de ano.

Exemplos

Fazem

Diferentemente do que acontece na conjugação “faz”, fazem pede uma ação feita por alguém ou algo, e não uma subjetividade ou algo que não é tangível (horas, dias, anos…).

Exemplos

Sem erros

Comoescreve.com