85 Visualizações |  Curtir

Comboios de Portugal

É muito fácil e prático cruzar o país com os comboios de Portugal, ou com os trens, como os brasileiros chamam o transporte ferroviário.

Confira tudo que você precisa saber para fazer um agradável passeio de trem em Portugal e saiba quais são as opções de linhas que ligam as cidades de Portugal.

Comboios de Portugal

A companhia ferroviária nacional de Portugal é a estatal Comboios de Portugal, que conta com mais de 2,7 mil quilômetros de ferrovias. Além da cobertura das principais cidades do país, há viagens internacionais que levam até a Espanha ou França, por exemplo.

Os bilhetes para transporte de trem em Portugal podem ser comprados no guichê ou com antecedência, pela internet. Quando adquiridos antecipadamente, é mais fácil encontrar promoções.

Há também opções de pacotes turísticos e para grupos, além de descontos para famílias, crianças e idosos.

Comboios Portugal estação

Como é viajar pelos trens em Portugal?

As viagens são agradáveis, confortáveis e sempre acompanhadas por belas paisagens. Mas a sua experiência vai variar de acordo com o trajeto e com o tipo de trem que você escolherá.

Descubra também toda a beleza da região, conhecendo o que há de melhor no turismo em Portugal.

Tipos de comboios de Portugal

Há diferentes tipos de trem que ligam várias cidades: os mais rápidos e caros são os chamados “Alfa-pendurares“.

Eles oferecem cafetaria, minibar, refeições, Wi-Fi gratuito, canais de áudio e vídeo, fraldário, entre outras facilidades.

Já os “Intercidades” dispõe de lugares em primeira e segunda classe, algumas linhas disponibilizam bar e Wi-Fi, mas não oferecem todas as facilidades que o primeiro.

A viagem demora um pouco mais, em compensação é mais barata

Por fim, entre os comboios de Portugal, há os Regionais e Inter-regionais que fazem as ligações para cidades menores.

São os que fazem mais paradas e consequentemente, os mais baratos para se deslocar.

Principais conexões dos trens de Portugal

Comboios Campanhã

Nos comboios de Portugal, há a linha de comboios que liga Lisboa ao Porto com viagens diárias a partir de 6h da manhã e pode ter a duração de 2h30 até 4h, dependendo da estação e do tipo de trem que você escolher.

Os valores também variam, geralmente entre 18 e 44 euros, de acordo com a classe selecionada. Mas há promoções no site nas quais você encontra passagens até por 5 euros para esse trecho.

Por isso, é importante ficar de olho e fazer buscas regulares

De Lisboa você também consegue pegar trens para Sintra, Cascais, e para várias cidades das regiões do Alentejo e Algarve.

Já do Porto, é muito prático se deslocar de comboio para BragaGuimarães ou Aveiro.

Vale a pena usar o comboio em Portugal?

Essa resposta vai depender do seu objetivo e do lugar que você deseja ir. O fato é que nem sempre a viagem de trem por Portugal é a melhor opção.

Vantagens

Utilizar o comboio é confortável para quem não quer ter preocupação de onde estacionar o carro, ou pretende curtir a paisagem tomando um bom vinho, descansar durante o trajeto e até mesmo aproveitar o tempo para responder alguns e-mails.

Desvantagens

Por outro lado, há cidades em que o trem não chega ou que a estação fica muito distante dos pontos turísticos, como é o caso de Fátima.

Nestas circunstâncias, se você não quer depender de carro em Portugal talvez valha investir em um ônibus (autocarro), que também oferece bons preços e uma ampla malha de cobertura.

Se você tem dúvidas sobre a melhor maneira de viajar em Portugal, veja o que escrevemos sobre transporte público e dirigir em Portugal.

E passear de comboio, vale a pena?

Como passeio turístico, vale a pena se deslocar de comboio por Portugal. Principalmente se você conseguir uma boa promoção.

É sempre interessante e enriquecedor conhecer um pouco das paisagens pelo interior do país.

Considere todas as alternativas

Mas nossa sugestão é: sempre leve em conta o tempo de viagem, a distância para seu destino e o valor da passagem.

Compare esses três fatores para viagens de trem, ônibus, aluguel de carro e até mesmo passagens de avião.

Se o comboio apresentar a melhor relação custo-benefício, curta sua viagem, se encante com as paisagens e aproveite para desfrutar a beleza das estações de trem de Portugal.

Euro Dicas