168 Visualizações |  Curtir

Como planejar uma viagem de motorhome na Europa

Todo viajante de respeito já cogitou fazer uma roadtrip pelo mundo e sair por aí sem rumo. A facilidade de conhecer vários países e lugares diferentes faz com que viajar de motorhome na Europa seja uma alternativa interessante e divertida para os mais aventureiros – embora não para todos, afinal, não há como negar que os confortos de uma viagem tradicional são bem maiores.

Motorhome é uma espécie de trailer turbinado, também chamado de autocaravana, veículo recreativo ou casa itinerante. A “casa” é construída sob o chassi de um ônibus, utilitário ou caminhão e se torna um lar sobre rodas, perfeito para quem está sempre com o pé na estrada.

Como é um motorhome?

Como é um motorhome

Imagine os mesmos cômodos de uma casa normal, só quem em versão enxuta. O motorhome tradicional tem cerca de três metros de comprimento e conta com cozinha equipada, copa, banheiro, quarto e sala; até suíte. Quem vê de fora nem imagina, mas os motorhomes podem incluir expansões para aumentar o espaço interno e chegam a abrigar 10 pessoas, dependendo da quantidade de camas.

Alguns ainda contam com uma espécie de garagem para motos e barcos, sala de jogos, caixa d’água, gerador e ar condicionado (necessário para as longas horas de estrada).

Aluguel do Motorhome na Europa

O mais recomendado é viajar durante a baixa temporada (de outubro a março), quando os preços são menores e você poderá curtir mais dias de estrada pagando menos.

Tarifas para 2 pessoas

Usando como base as tarifas do site EuroMotorhome, uma viagem durante baixa temporada em um veículo que abrigue dois adultos e duas crianças vai custar:

  • 103 euros a diária para, no mínimo, sete dias;

  • 98 euros para, no mínimo, 15 dias;

  • 92 euros para, no mínimo, 21 dias.

O veículo inclui cozinha, geladeira, pia, armário, mesa dobrável, sofá, cama de casal, beliche, ar condicionado e som.

Tarifa para 7 pessoas

Já um motorhome na Europa para sete pessoas, com banheiro, chuveiro, pia, cozinha, geladeira, despensa, armários, mesa, sofá, baús, sistema de aquecimento, caldeira, duas camas de casal e três de solteiro, além de ar condicionado, som e compartimento para bicicletas, vai sair:

  • 195 euros a diária para, no mínimo, sete dias;

  • 190 euros para, no mínimo, 15 dias;

  • 183 euros para, no mínimo, 21 dias.

Não esquece de orçar as passagens aéreas. Já demos algumas dicas para economizar neste item da viagem! Se você quer fazer uma viagem com uma duração maior, veja como viajar pela Europa por mais de 90 dias.

Vale a pena pagar pela assistência 24 horas

Mesmo que custe mais caro, não deixe de alugar um motorhome que inclua seguro total, quilometragem ilimitada e assistência 24 horas. Nessas horas vale a pena gastar um pouco mais pela segurança de contar com apoio em caso de emergências.

Outros sites para aluguel de motorhome na Europa são Auto Europe e Apex Travel e Turismo, com base de locação apenas na Espanha.

E para descansar?

Descansar no motorhome

Não dá para simplesmente estacionar o motorhome na Europa e tirar um cochilo. É preciso parar em um local seguro para garantir que a viagem será tranquila do início ao fim, já que todos os pertences de valor do viajante – inclusive seu próprio teto! – estão dentro do veículo.

É importantíssimo pesquisar os melhores pontos de parada antes de iniciar a viagem. O mais recomendado é viajar em baixa temporada, quando esses locais não estão tão lotados, e dar preferência para pontos onde estejam outros motorhomes e trailers para garantir que haverá gente por perto em caso de problema.

Pesquise os locais para estacionar

Fique atento a locais com perigo de inundação ou perto de rios e penhascos, que são arriscados em dias de chuva, e nunca, jamais, em hipótese alguma, estacione em local proibido ou particular; a dor de cabeça pode acabar com a sua viagem! Em último caso, recorra aos campings ou à uma rede de viajantes que possa auxiliar.

Viajando de motorhome pela Europa

Viajando de Motorhome na Europa

A Europa é o destino preferido de dez entre dez viajantes e tem como vantagem a facilidade de acesso de um país para outro, principalmente dentro da União Europeia. Por isso, viajar de motorhome pelo Velho Continente é uma boa opção, mas exige planejamento cuidadoso e gastos na ponta do lápis.

Para começar, é bom frisar que muitas ruas europeias são estreitas e podem não suportar um veículo tamanho jumbo; portanto, na hora de alugar, escolha um que tenha dimensões realistas com o tamanho das vias.

Como dissemos no parágrafo anterior, considere também o número de paradas para estacionar seu motorhome na Europa e planeje com antecedência os destinos, mas não se prenda totalmente a eles; caso contrário, a experiência libertadora de viajar com uma casa itinerante não terá tanta graça. Veja o que o destino coloca no seu caminho!

Documentos em dia

Ah, e não pense que porque a viagem é mais “descolada” que não é importante ter em mãos alguns documentos, como passaporte válido, visto para países fora da União Europeia, seguro de viagem e as passagens impressas, além de dinheiro em espécie para emergências e cartões de crédito.

Países europeus para viajar de motorhome

Leve em conta a acessibilidade das estradas. Você pode até ter o sonho de conhecer determinado lugar, mas se houver pedras no caminho (literalmente!) talvez seja necessário deixar para uma próxima viagem mais tradicional.

A fórmula USD (The Ultimate Summer Drive), desenvolvida pelo britânico David Holmes com base em pesquisa da TomTom, pode ajudar: ela identifica as melhores estradas com experiência de condução e melhores vistas da Europa, levando em conta fatores como inclinação da pista, tráfego, pontos de parada e paisagem.

Segundo a fórmula, boas opções incluem:

  • Atlantic Ocean Road, na Noruega, com ótimas condições de rodagem, bela paisagem e boa luminosidade;

  • Estoril Ocean Drive, em Portugal, que liga Lisboa a Cascais e oferece boas condições de rodagem, além de vista fascinante para o oceano Atlântico;

  • Lake Como, na Itália, que passa por florestas, belas vilas e o imenso lago Como;

  • The Peloponnesus, na Grécia, um deleite para os fãs de História, pois passa por Esparta, Olímpia, Arcádia e Corinto;

  • The North Coast 500, na Escócia, de paisagens encantadoras e boas condições de viagem.

Vale frisar que o Leste Europeu costuma ser mais barato que outras partes da Europa, então se quiser explorar destinos menos tradicionais invista na República Checa, Hungria, Polônia, Turquia e Bulgária, por exemplo.

Vale a pena viajar de motorhome na Europa?

A liberdade de ir e vir de motorhome na Europa e traçar o próprio roteiro tem um custo – que pode ser bastante alto! O valor do aluguel pode ser igual ou até mais alto que a estadia em um hotel, albergue ou AirBnb, a não ser que você viaje com um grupo grande e possa dividir os custos. Além disso, é preciso considerar os gastos com combustível, alimentação e paradas, o que pode ficar salgado ao fim da viagem.

Se motorhome não couber em seu orçamento, veja como encontrar hotel barato na Europa.

Deixando de lado a questão financeira…

Acho que viajar de motorhome na Europa é uma experiência inesquecível para quem se permite passar uns dias de aventura e sem luxo.

As paisagens, histórias e pessoas que você conhecerá, além dos roteiros fora do comum, serão para a vida toda e te farão sentir vontade de colocar o pé na estrada assim que tirar as malas da autocaravana. Em alguns momentos pode ser estressante, mas as partes boas são de tirar o fôlego.

Euro Dicas