246 Visualizações |  Curtir

Frase Que Ficam – J.P.Morgan

John Pierpont Morgan (Hartford17 de abril de 1837 — Roma31 de março de 1913), foi um banqueirofinancista e colecionador de arte americano. Era filho de Junius Spencer Morgan (1813–1890), que era sócio de George Peabody e fundador da casa J. S. Morgan & Co., em Londres.

Dominou as finanças corporativas e consolidação industrial durante o seu tempo. Em 1892, Morgan arranjou a fusão da Edison General Electric e Thomson-Houston Electric Company para formar a General Electric. Depois de financiar a criação da Companhia Siderúrgica Federal, ele fundiu em 1901 com a Carnegie Steel Company e várias outras empresas de aço e ferro, incluindo consolidada de aço e fio da Companhia detidas por William Edenborn, para formar a United States Steel Corporation.

Morgan morreu em Roma, Itália, durante o sono em 1913 com a idade de 75, deixando sua fortuna e  negócios para o seu filho, John Pierpont “Jack” Morgan, Jr., e legando sua mansão e grandes coleções de livros de The Morgan Library & Museu em Nova York.

Seu nome está na origem da denominação do banco J P Morgan Chase, resultante da fusão entre J.P. Morgan & Co. e Chase Manhattan Bank.

No auge da carreira de Morgan durante o início de 1900, ele e seus parceiros tinham aplicações financeiras em muitas grandes empresas e foram acusados pelos críticos de controle de altas finanças do país. Ele dirigiu a coligação bancária que parou o Pânico de 1907. Ele era o principal financiador da Era Progressista, e sua dedicação à eficiência e modernização ajudou a transformar as empresas americanas.

Forbes Brasil & Wikipédia