79 Visualizações |  Curtir

Guia da Black Friday: como encontrar os melhores preços

Com tantas ofertas e tentações, é bom seguir algumas dicas e se planejar para conseguir aproveitar a data da melhor forma

São Paulo – A maior enxurrada de descontos e promoções do ano acontece nesta sexta-feira (25), quando a Black Friday é realizada no Brasil. Com tantas ofertas e tentações, é bom seguir algumas dicas e se planejar para conseguir aproveitar a data da melhor forma.

Pensando nisso, EXAME.com preparou um guia para ajudar os consumidores a não ficar perdidos e deixar de aproveitar as vantagens do evento. A primeira coisa a fazer é prestar atenção nestas cinco dicas para saber se os descontos oferecidos realmente valem a pena.

Alguns passos são fundamentais para evitar dores de cabeça depois das compras, como fotografar ou copiar as telas das etapas do processo de aquisição online. Outra dica é se planejar: mesmo que algumas promoções possam estimular a compra por impulso, faça uma forcinha para priorizar os itens que você realmente precisa.

Uma maneira de você conseguir encontrar as promoções realmente boas é monitorar alguns sites especializados.

Estas páginas ajudam você a comparar preços atuais e históricos, assim você descobre se há ou não há uma maquiagem no valor do item que você deseja comprar.

É muito importante fazer este tipo de comparação porque alguns preços podem ter subido às vésperas da Black Friday. Veja uma lista de produtos que subiram de valor antes do evento.

Tente aproveitar a Black Friday não apenas para caçar ofertas de produtos, mas também para quitar dívidas ou comprar dólares para aquela viagem de férias em janeiro, por exemplo. Assim, você une o útil ao agradável. Veja abaixo algumas das promoções oferecidas na Black Friday deste ano.

Viagens

O site ViajaNet! lançou uma página especial sobre Black Friday com promoções de passagens aéreas para a Black Friday. Os descontos chegam a 65%.

Já a rede AccorHotels lançou tarifas promocionais para as diárias em seus hotéis. As reservas devem ser feitas nos dias 25 e 26 de novembro através do site do grupo para hospedagem entre 12 de dezembro e 31 de março de 2017.

Os valores promocionais incluem diárias por 69 reais na rede Ibis Budget (sem café da manhã); 109 reais na rede Ibis (sem café da manhã); 129 reais na rede Ibis Styles (com café da manhã); 189 reais nas redes Mercure, Novotel, Caesar Business Mama Shelter e Adagio (com café da manhã); e 299 reais nas redes Grand Mercure, Pullman e Maksoud (com café da manhã).

Outras empresas como CVC, Hotel Urbano e Submarino Viagens também estão fazendo promoções.

Programas de fidelidade

Os programas de fidelidade embarcaram na Black Friday. O Livelo, programa de fidelidade criado por Bradesco e Banco do Brasil, vai oferecer descontos de até 50% para a troca de pontos por produtos e serviços em seu site.

Já os clientes da Dotz poderão, durante todo o mês de novembro, trocar seus pontos com até 75% de desconto. Há produtos a partir de DZ 1.290, passagens aéreas a partir de DZ 4.500 e recargas de celular a partir de DZ 320. Nesta sexta-feira, a Dotz ofertará também passagens aéreas nacionais por valores que se iniciam em DZ 3.000.

A Smiles também preparou uma série de ofertas em uma “Black Week”. Nela, os clientes poderão trocar passagens aéreas para destinos internacionais com até 30% de desconto até às 20h desta sexta-feira.

Os clientes Smiles também poderão receber bônus na transferência de pontos de bancos e na compra e reativação de milhas. Todas as vantagens estão em uma página criada para a promoção.

Empréstimos

Além de grandes bancos oferecerem taxas de juros menores em diversas modalidades de empréstimo, o programa de crédito estudantil Pravaler irá isentar os 100 primeiros alunos que contratarem e receberem a aprovação do crédito no programa nesta sexta-feira do pagamento da terceira parcela do empréstimo.

Para participar da ação, os estudantes devem verificar se a instituição de ensino em que estudam ou na qual desejam estudar é uma das parceiras do programa. Depois, é necessário que preencher um cadastro no site da campanha.

Investimentos

No Santander, a taxa de corretagem das operações realizadas via home broker terá desconto de 50% até esta sexta-feira (25). Já para o CDB Recompensa, os clientes podem ter uma rentabilidade de até 97,5% do CDI com aplicações a partir de 10 mil reais. Em Certificado de Operações Estruturadas (COEs), o banco dará um retorno adicional de 0,5%.

O Itaú oferece isenção na taxa de carregamento de planos de previdência até a próxima quarta-feira (30).

Até esta sexta-feira, o Banco Intermedium, vai reduzir a quantia mínima para que seus usuários invistam em Letras de Crédito Imobiliário (LCI) de 5 mil reais para mil reais.

Veja outras promoções de investimentos na Black Friday.

Seguros

O Banco do Brasil oferece descontos de até 40% na contratação de seguros residenciais até domingo (27), enquanto o Santander reduz em 10% o valor do seguro do carro até esta sexta-feira.

No Grupo Mapfre, o seguro para carros é vendido com até 30% de desconto nesta sexta-feira. Até o dia 2 de dezembro, a seguradora também oferece até 20% de desconto na aquisição de um seguro residencial.

Já a Rodobens dá 15% de desconto no valor do seu seguro de automóvel até o final do mês. Para participar da promoção, o cliente deve preencher o cupom no hotsite da campanha e apresentá-lo em qualquer revenda ou canal de venda da empresa.

A Bradesco Seguros oferece até 75% de desconto em produtos e serviços de parceiros como Livraria Cultura, Philco, Britania, Centauro, entre outros. Antes de realizar a compra, os interessados devem se cadastrar no site do Clube de Vantagens da seguradora para ter acesso ao código promocional. Para isso, basta ter um seguro ativo na instituição financeira.

Câmbio

Duas corretoras de câmbio participam da Black Friday neste ano: a Western Union e a Ourominas.

Na Western Union, o cliente tem desconto de 10 centavos na cotação do dólar americano, do euro e da libra —antes do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O valor reduzido já está valendo desde o dia 21 e segue até amanhã, mas apenas para compras feitas nas lojas participantes.

Já a Ourominas promete cobrir qualquer cotação da concorrência para a compra de dólar e euro nesta sexta-feira, das 8h às 17h (de Brasília). Segundo a corretora, basta que o cliente faça o cadastro antecipado —as orientações para fazer isso estão no site da promoção.

A promoção vale para compras feitas pela central de atendimento da corretora, pelo site ou nas lojas físicas. A Ourominas também vai oferecer frete grátis para a entrega de compras de mais de 3 mil reais na Grande São Paulo.

Imóveis

Construtoras como MRV, Cury e PDG também entram na onda da sexta-feira de descontos.

Até o dia 30 quem adquirir um apartamento nos empreendimentos contemplados pela promoção da MRV receberá um desconto no mesmo valor do décimo terceiro comprovado por documentação, limitado a 3 mil reais. A oferta vale para 135 empreendimentos localizados em 56 cidades do Brasil e que custam a partir de 130 mil reais.

Já a Cury promove uma grande liquidação de imóveis até o final do mês. No período, quem acessar o site da incorporadora encontrará 450 unidades com descontos de até 60 mil reais (caso de apartamentos no empreendimento Cenário Taboão), além de ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) e escritura grátis na compra do imóvel. As unidades estão espalhadas na Capital, Grande São Paulo, Litoral e Interior, e têm de dois a três dormitórios.

A PDG dá descontos para quem comprar imóveis em alguns empreendimentos em São Paulo. No Aquarela Pari 1, o preço de unidades sai de 420 mil reais para 381 mil reais. No Valence, no Jaguaré, passam de 396 mil reais para 370 mil reais. No Rio de Janeiro, a construtora concede 10% de desconto mais um ano de condomínio grátis para unidades localizadas em alguns empreendimentos, como o Edifício Evidence.

Veja mais promoções de imóveis na Black Friday.

Carros

Até domingo (27), a Renault oferece desconto de até 4 mil reais na compra dos veículos Sandero, Stepway, Logan, Duster e Oroch. Os veículos participantes da promoção estão identificados com o selo “Black Friday” no site da montadora ou por adesivos nas concessionárias.

Já a Chevrolet dá, em média, 6 mil reais de desconto na compra do modelo Cobalt 1.8 2016 e no Prisma 2016; 2,5 mil reais na aquisição do Novo Prisma e 2 mil reais de desconto na compra do Novo Onix.

Veja mais promoções que montadoras e concessionárias estão promovendo durante a Black Friday.

Exame.com