102 Visualizações |  Curtir

Huawei confirma primeiro celular com 5G em 2019

Tecnologia permitirá transferir dados até 50 vezes mais rapidamente que no padrão 4G. 

Segundo a empresa, o dispositivo será equipado com um novo chip do modelo Kirin compatível com o padrão, que tem lançamento previsto para o ano que vem. Ainda não há informações sobre a ficha técnica e o preço do celular.

 

Huawei anuncia primeiro smartphone com 5G para junho de 2019 (Foto: Divulgação/Huawei)

Huawei anuncia primeiro smartphone com 5G para junho de 2019 (Foto: Divulgação/Huawei)

O 5G promete levar para celulares, notebooks e outros dispositivos móveis a capacidade de transferir dados a uma taxa de 5 Gb/s (Gigabits por segundo) em condições ideais. Ainda que a velocidade máxima não seja alcançada na maior parte do mundo, especialistas acreditam que a marca de 1 Gb/s deverá ser amplamente disponível para a maioria dos usuários.

As atuais redes 4G chegam a no máximo 100 Mb/s (Megabits por segundo), dez vezes menos que o 5G. Enquanto isso, o 4,5G chega a até 200 Mb/s. Ele está em funcionamento em algumas cidades brasileiras.

No Brasil, a implementação ainda deve demorar. Além do prazo extenso para adequação de infraestrutura por parte das operadoras, há entraves técnicos e regulatórios que devem ser tratados pela agêncira reguladora Anatel.

Um dos problemas é a indisponibilidade de frequências exigidas pela tecnologia. A faixa de 3,5 GHz no Brasil atualmente se destina à transmissão de sinal para antenas parabólicas. Ela teria que ser redistribuída para liberar o espectro para a quinta geração.

Alguns experimentos estão em andamento no país. A fase de avaliação comercial, porém, deve se iniciar apenas em 2019. A associação global que representa operadoras de telecomunicações (GSMA) estima que o 5G será liberado de fato na região apenas em 2025.

 

Huawei P20 Pro se destaca pela câmera tripla (Foto: Divulgação/Huawei)

Huawei P20 Pro se destaca pela câmera tripla (Foto: Divulgação/Huawei)

Huawei de volta ao Brasil

A Huawei anunciou, no começo de junho, que voltará a comercializar smartphones no Brasil, dessa vez em parceria com a Positivo. O P20 Pro tem lançamento confirmado no mercado brasileiro já no segundo semestre de 2018. Além disso, a empresa pode trazer o P20 Lite e o Nova 2i, modelo equipado com quatro câmeras (duas na parte de trás e duas para selfies).

Ainda não se sabe se o primeiro telefone da companhia equipado com 5G será lançado no país.

TechTudo