110 Visualizações |  Curtir

Ir para a Copa do Mundo na Russia 2018

A Copa do Mundo é um evento que acontece de 4 em 4 anos e o mundo inteiro praticamente para, para assistir aos jogos. A Copa do Mundo 2018 vai ser na Rússia, e muitas pessoas já estão se planejando para ir para a Copa do Mundo na Rússia.

Você também está se planejando ou está com vontade de ir para a Copa do Mundo na Rússia? Eu confesso que isso está nos meus planos, porque eu nunca vi um jogo da nossa seleção, e não queria perder essa oportunidade.

Mas para isso, precisamos saber um pouco mais sobre a Rússia, sobre a Copa do Mundo na Rússia, sobre os custos…

Para isso fizemos esse artigo, confira com a gente dicas para ir para a Copa do Mundo na Rússia.

A Rússia é o maior país do mundo, e parte do seu território fica situado no leste europeu e parte na Ásia.

Moeda da Rússia

A moeda oficial da Rússia é Rublos.

Quanto vale em Reais?

A cotação em reais é aproximadamente 1 real = 17,53 rublos.

Como é o fuso horário da Rússia

A Rússia está localizada no UCT+3, ou seja, lá são 6 horas a mais do que o horário oficial do Brasil (ou 5 quando é horário de verão). Como é um país grande, assim como no Brasil, existem cidades que possuem um horário diferente.

Para ir para a Copa do Mundo na Rússia é importante saber o horário das cidades que vão sediar os jogos.

Fuso horário das cidades que vão sediar os jogos da Copa do Mundo na Rússia

  • Moscou: UCT+3 (6 horas a mais do que o horário oficial do Brasil);

  • São Petersburgo: UCT+3 (6 horas a mais do que o horário oficial do Brasil);

  • Cazã: UCT+3 (6 horas a mais do que o horário oficial do Brasil);

  • Sochi: UCT+3 (6 horas a mais do que o horário oficial do Brasil);

  • Caliningrado: UCT+2 (5 horas a mais do que o horário oficial do Brasil);

  • Níjini Novgorod: UCT+3 (6 horas a mais do que o horário oficial do Brasil);

  • Samara: UCT+4 (7 horas a mais do que o horário oficial do Brasil);

  • Volvogrado: UCT+3 (6 horas a mais do que o horário oficial do Brasil);

  • Saransk: UCT+3 (6 horas a mais do que o horário oficial do Brasil);

  • Rostov-on-Don: UCT+3 (6 horas a mais do que o horário oficial do Brasil);

  • Iecaterimburgo: UCT+5 (8 horas a mais do que o horário oficial do Brasil).

Onde se hospedar na Rússia

Onde se hospedar na Rússia
Se você quer ir para a Copa do Mundo na Rússia, para aproveitar todos os eventos que acontecem durante o mundial, o ideal é ficar em uma das cidades sede.

Hotéis estão esgotando rápido

É muito importante que você faça logo a sua reserva de hotel, pois como sabemos, serão milhões de turistas, e os hotéis irão ficar cheios, e se você quiser ficar em um hotel bem localizado, é melhor garantir logo a reserva.

Melhores localizações

As melhores localizações são perto do centro da cidade ou perto de transportes públicos. Muitas vezes os estádios de futebol são afastados, e não vale a pena ficar em um hotel perto do estádio, pois você só vai ao jogo uma vez, o restante do dia você irá passear pela cidade, por isso mais vale estar perto dos pontos turísticos.

É seguro ir para a Rússia durante o Mundial?

A Rússia é um país que apresenta uma taxa de criminalidade muito menor que o Brasil, e turistar por lá é bastante seguro.

Ir para a Copa do Mundo na Rússia não será um problema na questão de segurança, pois o país estará ainda mais preparado para receber os turistas e os cuidados serão dobrados para que tudo corra da melhor maneira possível.

Entretanto você pode verificar se é obrigatório e como fazer um seguro de viagem Europa.

Quanto custa viajar para a Rússia

A Rússia não é um país caro, e como o real é uma moeda mais valorizada que o rublo, temos um pouco mais de vantagem. Por exemplo um dia em Moscou fica por volta dos 58 reais em média e em São Petersburgo uns 60 reais aproximadamente.

Os voos para Moscou, se pesquisarmos com calma e tivermos flexibilidade de data, conseguimos por exemplo saindo do Rio de Janeiro, ida e volta, por 4400 reais (dê uma olhada no Google Flights).

No site do Booking, é possível encontrar hostel a 29 reais por dia (quarto compartilhado) e hotéis a 180 reais por dia um quarto duplo. Atenção que os quartos estão se esgotando rápido!

Copa do Mundo na Rússia 2018

Os jogos da Copa do Mundo na Rússia 2018 serão “espalhados” em 12 estádios, sendo 7 deles tendo sido construídos (alguns ainda não estão totalmente prontos) exclusivamente para o mundial.

Moscou: Estádios Luzhniki e Spartak

O estádio Luzhniki será palco dos principais jogos, e se você está pensando em ir para a Copa do Mundo na Rússia, assistir à final do campeonato, será esse o estádio que você irá.

O segundo estádio da capital russa, o Spartak, já sediou jogos durante a Copa das Confederações, e receberá o Brasil em seu jogo contra a Sérvia.

São Petersburgo: Arena Zenit

Esse estádio, que foi palco da final da Copa das Confederações de 2017, irá sediar a disputa pelo terceiro lugar da Copa do Mundo na Rússia e uma partida das meias-finais.

Cazã: Kazan Arena

Estádio de Kazan
O Kazan Arena irá sediar seis jogos da Copa do Mundo, inclusive jogos das quartas de final, e do Brasil, se nos classificarmos em primeiro lugar do nosso grupo.

Sochi: Fisht Stadium

Esse estádio foi construído em 2014 para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Depois aconteceram obras para transforma-lo em um estádio de futebol, onde já aconteceram várias partidas da Copa das Confederações. Para a Copa do Mundo 2018, irá sediar os jogos das fases de grupos.

Caliningrado: Kaliningrad Stadium

Estádio Kaliningrad
Esse estádio foi construído para ser sede de alguns jogos da Copa do Mundo. Receberá jogos da fase de grupos.

Rostov-on-Don: Rostov Arena

Também construído com o propósito de sediar os jogos do mundial 2018, o Rostov Arena irá receber 4 jogos da fase de grupo, sendo um do Brasil e Suíça no dia 17 de junho, e um jogo das oitavas de final.

Níjini Novgorod: Nizhny Novgorod Stadium

Estádio Nizhny Novgorod
Nesse estádio acontecerão quatro jogos da fase de grupos. Será inclusive onde a Argentina fará o seu segundo jogo, contra a Croácia.

Samara: Samara Arena

Irão acontecer jogos das fases de grupo, um jogo das quartas de final e um da semifinal. O estádio será inaugurado para a Copa do Mundo 2018. O estádio foi inspirado em uma região que tem uma indústria aeroespacial desenvolvida.

Volvogrado: Volgograd Arena

Com capacidade para até 45 mil torcedores, irá receber 4 jogos da fase de grupos.

Saransk: Mordovia Arena

Mordovia Arena
Construído especialmente para a Copa do Mundo da Rússia, esse estádio será sede de quatro jogos da fase de grupo.

Ecaterimburgo: Ekaterinburg Arena

Para poder receber os jogos da Copa do Mundo, o estádio foi reformado, acrescentando mais lugares, com tribunas amovíveis. Irá sediar quatro jogos da fase de grupos.

Onde vão ser os jogos do Brasil?

Se você quer ver a nossa seleção jogar ao vivo, antes de ir para a Copa do Mundo na Rússia tem que saber em quais cidades serão os jogos, para poder fazer o planejamento da sua viagem.

Os jogos do Brasil na fase de grupos do Mundial serão em Rostov-on-Don, São Petersburgo e Moscou.

Vamos ver quando é cada jogo e o que fazer em cada cidade.

Jogo do Brasil em Rostov-on-Don

Estádio em Rostov
É a cidade onde acontecerá o primeiro jogo do Brasil, que será contra a Suíça no dia 17 de Junho.

A cidade de Rostov-on-Don é a maior cidade do sul da Rússia e está situada às margens do Rio Don. A nível turístico, é possível fazer um roteiro caminhando, pelos principais pontos, por aproximadamente 3 horas.

Estátuas espalhadas pelas ruas principais

As caminhas pelo centro da cidade, é possível ver monumentos e estátuas belíssimas, que fazem parte da cultura e homenageiam a história e pessoas que fizeram parte dela. Além disso, a arquitetura é uma outra coisa que chama a atenção na cidade.

Jogo do Brasil em São Petersburgo

Estádio São Petersburgo
É a segunda maior cidade da Rússia, e receberá o Brasil para o seu segundo jogo, dia 22 de junho, contra a Costa Rica.

Por ser uma cidade grande, possui um trânsito um pouco caótico, por isso tenha isso em contra quando for se deslocar de um local ao outro (pode demorar um pouco para chegar).

Confira em baixo alguns pontos turísticos de São Petersburgo.

Catedral do Sangue Derramado

Catedral do Sangue Derramado, a Igreja Ortodoxa construída onde Czar Alexandre II foi assassinado. A entrada custa 250 rublos.;

Museu Hermitage

museu mais famoso da Rússia e um dos maiores museus de arte ocidental do mundo. É muito grande, por isso veja no mapa o que quer visitar antes, para não ficar perdido. A entrada custa 300 rublos.

Palácio de Inverno

O palácio foi construído para ser servido como residência de inverno dos czares russos e de suas famílias. Feito em estilo rococó, entre 1754 e 1762.

Quando estiver na cidade, não deixe de comer o Bolo de Mel, que é típico de lá. Aproveite para conhecer os outros pontos turísticos (ainda tem muitos).

Jogo do Brasil em Moscou

Estádio do Spartak de Moscou
É a capital e a maior cidade do país. Com arquiteturas monumentais, luxuosos restaurantes e casas noturnas, é uma cidade que oferece muito entretenimento.

O terceiro jogo do Brasil será em Moscou, no estádio Spartak, dia 27 de junho contra a Sérvia.

Veja em baixo alguns pontos turísticos de Moscou para visitar enquanto o jogo não começa!

Kremlin

É a residência oficial do Presidente Russo. É uma fortificação, composta por galerias, catedrais e torres, abertas a visitação. O preço varia de acordo com o que você quer visitar.

Veja também o que escrevemos sobre fazer turismo na Russia e os melhores pontos turísticos.

Praça Vermelha

É o cartão de visita de Moscou. É onde está a Basílica de São Basílio (aquela “igreja colorida” dos cartões postais), o Mausoléu de Lênin e o Kremlin.

Teatro Bolshoi

É o teatro onde ensaiam o mais famoso grupo de ballet do mundo, Bolshoi. É nas redondezas desse teatro que se concentra a vida noturna de Moscou.

Moscou tem muito mais para visitar, e a cidade vai estar cheia de turistas. Aproveite o clima de alegria e festa que vai estar na cidade, e vá passear, conhecer cada canto e tirar fotos maravilhosas!

Também já falamos sobre alguns dos melhores pontos turísticos na Europa, que você deve conhecer.

Comidas típicas da Rússia

Para mim, quando vamos conhecer lugares diferentes, temos que provar as comidas típicas. Faz parte de conhecer o local, vivenciar a cultura. Portanto ir para a Copa do Mundo na Rússia e não provar as iguarias de lá, não pode!

Por isso, fiz uma lista com 10 pratos típicos da culinária russa:

1. Pelmeni

Pelmeni prato da Russia
É uma massa fininha recheada de carne moída bem temperada (é bem recheada). Normalmente são servidos na manteiga, ou com creme de leite azedo. Para entender melhor, eles são um pouquinho parecidos com o nosso ravioli, só que com muito mais recheio.

2. Borshtch

É uma sopa feita com beterraba, que também podem colocar outros ingredientes. O segredo está no creme de leite azedo, que eles acrescentam na hora de comer. Essa eu já provei! É uma delícia!

3. Blini

São panquecas fininhas que são servidas com recheios doces ou salgados.

4. Draniki

Drainiki, prato da Russia
É uma panqueca feita de batata e servida com creme de leite azedo.

5. Golubtsi

Parece o nosso charutinho de repolho. São feitos com alguns tipos de carne e arroz como recheio, enrolados em folhas de couve ou repolho.

6. Solyanka

É uma sopa apimentada e cremosa, normalmente feita de carne, peixe ou cogumelos. Além disso leva pepino, azeitona, batata, creme de leite e repolho.

7. Okrochka

Um prato consumido no verão, trata-se de uma sopa fria, feita de cenoura, pepino, batatas e ervas picadas bem fininhas. Pode acrescentar outros ingredientes.

8. Pirozhki

Pirozhki, prato da Russia
É uma espécie de pastel ou pãozinho, feito com uma massa bem leve, com recheios variados, como batatas, carnes, cogumelos, repolho, queijo.

9. Pão de mel

Uma barra retangular, recheada de com geleia ou leite condensado. Já da pra imaginar como deve ser bom né…

10. Vatruchka

É um pão doce recheado, muito comum nas padarias russas. Possui vários recheios, como maçã, tvorog adoçado, ou geleias.

É preciso visto para ir à Rússia assistir aos jogos?

Não. Os brasileiros não precisam de visto para entrar na Rússia. Existe um acordo entre o Brasil e a Rússia que garante a entrada no país, sem a necessidade de visto, por um período máximo de 90 dias.

Não se esqueça que é necessário ter um passaporte válido (com validade superior a 6 meses após a saída prevista da Rússia).

Comprar ingressos

Para ir para a Copa do Mundo na Rússia, é necessário fazer um cadastro no site da FIFA, para tentar comprar os ingressos (no formato de sorteio). O cadastro está aberto até dia 3 de abril.

Atenção para compras de último minuto:

A FIFA abrirá novamente para compras de último minuto: de 18 de abril a 15 de julho.

Preço dos ingressos para cada fase

  • 105 a 210 dólares para a fase de grupos;

  • 115 a 245 dólares para a segunda rodada;

  • 175 a 365 dólares para as quartas de final;

  • 285 a 750 dólares para as semifinais;

  • 175 a 365 dólares para a disputa de terceiro lugar;

  • 465 a 1100 dólares para a final.

FUN ID

Todas as pessoas que comprarem os bilhetes para os jogos devem emitir o FUN ID. É emitido após comprar os bilhetes para os jogos, mas não substitui a entrada para os jogos. Deve ser apresentado juntamente com a entrada para os jogos.

Vantagens do FUN ID

Dá direito a andar nos transportes públicos (para assistir aos jogos), inclusive entre as cidades sede (deve fazer a reserva de bilhetes no site).

Vale a pena ir para a Copa do Mundo na Rússia?

Eu sou muito suspeita para dar essa opinião! Primeiro porque acho que a Rússia deve ser um país maravilhoso e que vale a pena a visita (esta na minha lista de países a visitar) e segundo porque é Copa do Mundo né.

Eu acredito que os russos vão conseguir dar um show de organização e magia para esse mundial, e se eu pudesse, eu não perderia de jeito nenhum. Portanto, se você gosta de futebol, e tem condições de ir para a Copa do Mundo na Rússia, na minha opinião, vá!

Aproveite para passear pela Europa, e conhecer mais alguns países, ou então explorar um pouco mais da Rússia, além das cidades que irão ser sede dos jogos.

EuroDicas