209 Visualizações |  Curtir

Livro reúne ‘macetes’ sobre principais erros gramaticais

Professor levou dois anos para editar suas dicas mais célebres de Língua Portuguesa.

 

Professor há 53 anos, Antonio Carlos de Moraes, diretor mantenedor do Grupo Ideal, acaba de lançar o livro “Gramática Funcional da Língua Portuguesa via Macetes”. O trabalho apresenta ao leitor, de maneira simples e descomplicada, macetes que solucionam dúvidas gramaticais comuns, seja na linguagem escrita ou falada. A obra já está à venda nas unidades do Ideal na Mundurucus; 14 de Abril; Cidade Nova; e São Francisco, conveniado à Fundação Getúlio Vargas; além das unidades do colégio e cursinho Sucesso na Alcindo Cacela e na Pedro Miranda.

Com uma proposta inédita no mercado de livros gramaticais, já que foi viabilizado via macetes, a obra apresenta 437 artifícios que facilitam a compreensão dos mais variados temas da gramática. Entre os assuntos abordados no livro estão crase; acentuação; pontuação; verbos; pronomes; adjetivos; substantivos; além de palavras usadas no cotidiano, que muitas vezes geram dúvidas. “Para criar o livro selecionei os temas que as pessoas mais erram na hora de escrever e de falar”, explica o professor, conhecido entre os alunos por seus macetes, que são formas de explicações próprias que tornam a compreensão e assimilação do conteúdo muito mais fácil. 

Produzido sob o foco da atualização gramatical, o livro pode ser usado por qualquer pessoa, nas mais diversas situações, desde a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) até no ambiente de trabalho. A gramática traz ainda um índice ordenado por ordem alfabética, o que permite com que o leitor, em poucos minutos, encontre a resposta para sua dúvida.

Para criar a obra, Antonio levou dois anos.  A ideia de fazer o livro surgiu quando seus ex-alunos, já formados, passaram a estimular o professor, até então aposentado, para retornar às salas de aula. “Quando eles me encontravam, me pediam para que eu ministrasse um curso de atualização da língua portuguesa. Muitos queriam mostrar para os filhos como eu ensinava”, lembra ele. “E eu atendi aos pedidos e preparei  um material totalmente diferente com destaque para os equívocos cometidos no dia a dia. E logo depois, eu decidi trazer para o livro todo esse conteúdo programático empregado no curso de atualização, que mantenho desde 2016”, conta o professor.

Para celebrar o lançamento, Antonio realizou , dia 3 de fevereiro, às 11 horas, no Museu do Estado, uma aula-show. Na programação, que foi inteiramente gratuita, ele ensinou alguns de seus macetes mais famosos que estão no livro. Além da aula, quem adquirir o livro também poderá esclarecer dúvidas gramaticais direto com o autor, todas as segundas-feiras, a partir de março, no Ideal conveniado com a Fundação Getúlio Vargas, sempre das 18h30 às 20 horas. O “Gramática Funcional da Língua Portuguesa via Macetes” é o quarto livro do professor Antônio Carlos, os outros foram feitos durante o período em que ele lecionava nas escolas de Belém. O professor também recebeu, em agosto do ano passado, a Comenda de Ordem do Mérito Judiciário, pelos serviços prestados à educação. A homenagem foi feita pelo Tribunal de Justiça do Pará.

Portal ORM